A primeira execução por eletrocussão da história

William Kemmler nasceu em 9 de maio de 1860, em Buffalo, Nova York. Ele cresceu em uma família pobre e teve pouca educação formal. Na juventude, Kemmler trabalhou como mecânico e vendedor ambulante, mas sua vida mudou quando ele se envolveu com o álcool e o jogo.

Em 29 de março de 1889, Kemmler matou sua amante, Matilda Ziegler, em um ataque de ciúmes. Ele a atingiu na cabeça com um martelo e depois a esfaqueou várias vezes. Kemmler confessou o crime e foi condenado à morte por enforcamento.

No entanto, a lei de Nova York havia acabado de mudar para permitir o uso da cadeira elétrica como método de execução, em vez do enforcamento. Os defensores da cadeira elétrica acreditavam que ela era uma forma mais humana e eficaz de pena de morte, e que causava menos dor e sofrimento do que o enforcamento.

A execução de Kemmler foi marcada para 6 de agosto de 1890, na prisão de Auburn, Nova York. Ele foi levado para a sala de execução e amarrado à cadeira elétrica. Os eletrodos foram fixados em sua cabeça e pernas, e o dispositivo foi ligado.

No entanto, a execução de Kemmler foi um desastre. A primeira descarga elétrica não foi suficiente para matá-lo, e ele gritou em agonia. Os espectadores ficaram horrorizados ao ver Kemmler se contorcer e gemer durante a execução.

O processo de execução foi interrompido para verificar se Kemmler ainda estava vivo, e descobriu-se que ele estava. Os eletrodos foram movidos para outras partes do corpo e uma segunda descarga elétrica foi aplicada, desta vez com mais intensidade. Finalmente, Kemmler foi declarado morto.

A execução de Kemmler gerou um grande debate público sobre a eficácia e humanidade da cadeira elétrica como método de execução. Muitos críticos argumentaram que a cadeira elétrica era uma forma mais cruel e desumana de pena de morte do que o enforcamento, e que os defensores da cadeira elétrica estavam mais preocupados com a aparência do que com a humanidade.

No entanto, a cadeira elétrica acabou sendo adotada como método de execução em muitos estados dos EUA, até ser gradualmente substituída pela injeção letal. A execução de Kemmler é lembrada como um marco na história do sistema judicial americano.

Link: https://en.wikipedia.org/wiki/William_Kemmler

Comentários